Um destino pior que a morte: síndrome de Stevens-Johnson | Levin Papantonio Rafferty - Escritório de Advocacia de Lesões Corporais

Um destino pior do que a morte: síndrome de Stevens-Johnson

Imagine um distúrbio médico onde o corpo queima de dentro para fora. A pele escaldar de preto e se afasta. A área sensível do corpo, os olhos, a boca, o ânus e os órgãos genitais são massacrados além da função. A dor é tão intensa e incontrolável, os pacientes são medicados em um coma artificial por meses de cada vez como o único meio de alívio. Bem-vindo à síndrome de Stevens-Johnson, cortesia de seu gabinete de medicina familiar.

Até recentemente, a Síndrome de Stevens-Johnson era um diagnóstico médico um tanto obscuro, mas o aumento no número de medicamentos disponíveis trouxe esta doença potencialmente mortal à vista do público. A síndrome de Stevens-Johnson (SJS) e sua necrólise epidérmica tóxica relativa (NET) são doenças inflamatórias da pele desencadeadas por uma reação alérgica a certos medicamentos. Antibióticos como sulfonamidas, tetraciclina, moxicilina e ampicilina, bem como medicamentos antiinflamatórios não esteroidais (AINEs) têm sido implicados. Os anticonvulsivantes e até mesmo os medicamentos de venda livre podem atuar como desencadeadores. Em 1922, Stevens e Johnson descreveram a forma aguda dessa síndrome como sendo marcada por graves manifestações oculares. 

O início dos sintomas geralmente ocorre nas primeiras duas semanas após o uso do medicamento agressor. Os sintomas geralmente começam com uma infecção respiratória superior não específica com febre, dor de garganta, estomatite (inflamação da boca), calafrios, dor de cabeça, dores articulares e mal-estar geral (sensação de mal-estar geral). SJS afeta as membranas mucosas da cavidade oral, narina, olhos e ambas as regiões anal e genital. Lesões na boca podem ser tão dolorosas que impedem a ingestão. A conjuntivite (uma inflamação da membrana que reveste as pálpebras e cobre a superfície exposta do globo ocular) pode ocorrer no olho e pode levar a cicatrizes na córnea e perda de visão. Aproximadamente um terço dos pacientes tem envolvimento pulmonar com tosse e infiltrados irregulares (material que permeou os tecidos) em uma radiografia de tórax. A pele também pode empolar e, nos casos mais graves, resultar em descolamento epidérmico em toda a superfície da pele. 

O tratamento deve ser rápido, o diagnóstico precoce, com reconhecimento precoce e retirada de todas as drogas potencialmente causadoras é essencial. A reposição intravenosa de fluidos utilizando macromoléculas ou soluções salinas é usada para prevenir a desidratação. O paciente deve ser transferido para uma unidade de terapia intensiva (UTI) ou uma unidade de queimaduras para reduzir o risco de infecção. Embora o tratamento médico seja semelhante ao das queimaduras graves, não é idêntico. Como não há nada que possa impedir a reação após o início, os sintomas continuarão a piorar por vários dias, mesmo após a internação em um hospital. 

Uma vez que o paciente está estabilizado e começa o processo de recuperação, os problemas a longo prazo podem persistir. A exposição ao sol deve ser evitada por vários meses e a cicatrização da pele pode ocorrer. Problemas oculares incluem síndrome de sicca, queratite, lesões da córnea e até mesmo comprometimento da visão severa. As reações fatais, embora raras, geralmente são resultado de infecção secundária. Em raras circunstâncias, a insuficiência renal pode causar a morte.

As reações indesejáveis ​​de drogas são a quarta principal causa de morte na América do Norte. Se um parente do sangue teve uma reação alérgica, mesmo uma reação menor, uma droga no passado se considera em risco e evita usar a droga. Antes de tomar qualquer medicação, é imperativo que os indivíduos consultem um médico e entendam os riscos associados à droga.